20.9.11


Cowboys & Aliens - Crítica

É normal a gente se empolgar com atores do nível de Harrison Ford e Daniel Craig e da bela e gostosa Olivia Wilde em uma aventura sci-fi (ficção científica), ainda mais com o diretor do filme Homem de Ferro, o cineasta Jon Favreau. O nosso amiguinho Fravão, decidiu abandonar a franquia do "Homem de Ferro" para dar um flexeiro de cabeça no chão duro rsrsrs, no projeto intitulado "Cowboys & Aliens" (que milagrosamente tem o mesmo título aqui no Brasil), que é inspirado em uma HQ que nem havia sido lançada. Agora que a película faz sua estreia, Fravrão comprova que está longe de ser um diretor tão inventivo e inovador quanto esperavamos. Cowboy & Aliens não chega a ser um desastre, mostra que a mistura do faroeste com os alienígenas não muda praticamente porra nenhuma do que já vimos no cinema (dependendo do diretor).
A trama, que até diverte por não ser tão confusa, não envolve nem um pouco o espectador, tudo por conta de seus excessivos clichês. Em 1873, um estranho (Daniel Craig) sem memória vai parar em Absolution, cidade inóspita para visitantes e dominada pelo medo imposto pelo pulso forte do "Coronel" Woodrow Dollarhyde (Harrison Ford). Mas o inesperado acontece quando máquinas voadoras atacam a cidade e sequestram seus habitantes. É quando os humanos descobrem que precisam combater a invasão alienígena, forçando os homens brancos, bons e maus, e ainda os peles vermelhas a unir forças contra a ameaça extraterrestre. Nos primeiros 30 minutos o filme tinha tudo para se ótimo, o roteiro começa a fracassar. O visual até consegue capturar o clima do faroeste da trama, que é até bom, mas a "misturéba" como se diz o título, torna-se quase que fatal para o filme.
Jon Fravão é um bom diretor, especialmente para blockbusters (para os burrinhos que não sabem o que é blockbosta -> São filmes de sucesso no cinema), especialmente no primeiro filme do Homem de Ferro (e o que se comprova, é que o diretor é uma merda e o filme foi bom por causa do Beto Junior, mas conhecido como Robert Downey Jr rsrsrs). Esse corno podia até ter repetido a dose em Cowboys e Aliens, mas a verdade é que os protagonistas da trama não interessam o espectador. Visualmente o diretor acerta, mas dramaticamente não consegue elevar seus personagens da mediocridade do roteiro.
O elenco faz um trabalho divertido com o material possível. Daniel Craig mostra o bom equilíbrio que já emprestou para a série 007 entre o personagem valentão, porém sensível. A escolha do elenco, incluindo Harrison Ford, que traz um senso de história ao seu personagem e convence. Olivia Wilde e sua beleza com esperança de salvar o trio principal, nada adianta e ficamos a ver navios, já que o personagem dela no Cowboys & Aliens, chega a ser muito bizarro e chega a agir como um deus (pela sua beleza, pode ser uma deusa rsrsrs) em determinadas cenas apenas para justificar a sua importância na história. Ah, os atores Sam Rockwell (À Espera de Um Milagre), Paul Dano (Show de vizinha) e Keith Carradine (vencedor do Oscar de melhor canção original no filme "Nashville" - aposto que ninguém lembrava desse cara kkkkkk) também participam do filme, onde podiam melhor proveito, porém, o roteiro é tão fraco que pouco se destacam.
Com uma ação até vibrante, sem nenhuma porra de surpresa, Cowboys & Aliens consegue divertir sem deixar de ser apenas um filme normal,  comprovando que nem sempre excelentes conceitos rendem boas histórias. Usar como referências o ator John Wayne, alguns filmes como: Independence Day, Indiana Jones e uma pitada de humor beeem leve, ajudam a mover a trama para frente. E principalmente, de uma produção de Steven Spielberg da Silva, que trás bons efeitos especiais e uma boa qualidade de som. Prepare-se para encarar algo cheio de clichês, sendo até divertido, num forçado "faroeste alienígena".

Nota: 6,8/10

Direção: Jon Favreau
Roteiro: Roberto Orci, Alex Kurtzman, Damon Lindelof, Mark Fergus, Hawk Ostby e Steve Oedekerk
Elenco: Daniel Craig, Harrison Ford, Olivia Wilde, Sam Rockwell, Paul Dano e Keith Carradine

2 comentários:

  1. Achei esse filme um saco... hora nenhuma se salvou para mim. O Daniel Craig (e sua cara de Didi Mocó) já aparece como o homem mais fodão do universo desde o primeiro minuto. Quando ele realmente estava encurralado, apareciam os Ets atirando, isso se repetiu umas 3 vezes no filme.
    O filme não tem um mínimo de ritmo... quase dormi em vários momentos uhuhuhu. Os aliens são burros! E vão de super encouraçados a aliens de papel em 1 minuto.
    Minha grande dúvida: pq ninguém pegou as armas dos aliens mortos? Daria para fazer um super exercito uhuhuhu.
    Sobre o HdF, o MdM já tinha cantado essa bola: os 2 filmes são de Downey Jr e seus improvisos!
    Você foi muito caridoso com suas nota, não daria nem 3.
    Boa resenha!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Merecia uma nota mais baixa mesmo (até porque o filme teve um orçamento de U$163, e não souberam aproveitar), porém, eu não quis escrachar tanto assim e mesmo eu sendo "caridoso" com a nota, fiquei decepcionado com o filme!
    Valeu e Abraço!

    ResponderExcluir