9.6.11

Michael Andrew Fox completa 50 anos, alguém lembra dele?


Michael Andrew Fox, que obviamente é mais conhecido como Michael J. Fox, nascido em 8 de junho de 1961, no Canadá. O "J" do seu nome artístico, foi em homenagem ao saudoso Michael John Pollard Jr (Famoso por atuar em Bonnie and Clyde em 1967, no papel de C. W. Moss).
O eterno Marty Mcfly, da famosa trilogia "De volta para o Futuro" (Um dos meus filmes favoritos), completou 50 anos nesta quinta-feira. Fez algumas pontas em projectos de televisão no seu país, e após um tempo recebeu a oferta de interpretar "Alex Keaton" na série de comédia "Family Ties", que recebeu três Emmy´s entre 1986 e 1989 e um Globo de Ouro. Após ser diagnosticado com Mal de Parkinson em 1991, o actor decidiu afastar-se das câmeras de vez. Só em 1998, submeteu-se a uma cirúrgica no cérebro para reduzir os tremores que sofria, e um ano depois anunciou oficialmente a sua doença quando os sintomas eram evidentes. Emprestou sua voz nas versões originais de "Stuart Little" (1999) e nas duas sequências, assim como das suas aparições especiais em séries como "Scrubs", "Boston Legal", "Rescue Me" e últimamente, deu as caras na série "The Good Wife". Fox, recentemente, foi agraciado com a Ordem do Canadá, a máxima condecoração do país, em reconhecimento pela sua luta contra a doença de Parkinson, e sua fundação Michael J. Fox, voltada para pesquisa da doença, já  arrecadou 225 milhões de dólares ajudar na cura da doença. 
Mas foram nos três filmes realizados por Robert Zemeckis, em que se e tornou um dos grandes ícones cinematográficos, lembrado por toda geração, ao lado do também grande ator Christopher Lloyd, que era seu companheiro na trilogia, o Dr. Emmett Brown. Com a ajuda do "maluco" cientista, o jovem usou uma máquina do tempo em forma de automóvel - o famoso DeLorean.

                                                      Foto:
Marty Mcfly aos 25 anos - Michael J. Fox agora com 50 anos.

O "De volta para o Futuro" estreou em 1985, e foi indicado a quatro Óscares, onde só ganhou o de Edição de Som e arrecadou cerca de 400 milhões de dólares o mundo.  
Nos demais filmes da trilogia, que não conseguiram tanto dinheiro como no primero, foram todos rodados na mesma época, lançados em 1989 e 1990.
Marty Mcfly transformou Fox num ícone de Hollywood, fato totalmente inesperado, pois Fox só tinha sido escolhido há poucas semanas das filmagens, um outro ator chamado "Eric Stolz" tinha o papel principal, porém, não agradaram Robert Zemeckis e Steven Spielberg.
Um detalhe interessante da trama, é na sequência "De Volta Para o Futuro 2", quando foi lançada trouxe a cidade de Hill Valley em 2015, cheio de costumes futuristas, que só fomos conhecer nos dias atuais.
Uma cena espantosa, foi uma em que Marty McFly se depara com o anúncio de "Tubarão 19" na bilheteria de um cinema local, detalhe...Era em 3D! 

                                              Foto:
Marty no Cinema 3D (Cena do filme De volta para o Futuro).
 
É claro que 19 sequências era bem difícil de acontecer em algum filme, tivemos vários "Harry Potter", sete "Jogos Mortais", se bem que talvez essa realidade não esteja tão distante quanto imaginamos.
Zemeckis também pensou em algo revolucionário para substituir papel e caneta, já que cogitou, e não é que ele acertou. Com o tempo, ele imaginou que escrever a mão seria algo ultrapassado. Em uma das cenas de "De Volta Para o Futuro 2", McFly é  parado pra assinar uma petição e o "papel" que lhe entregam nada mais é do que um "tablet" eletrônico, onde as pessoas podem assinar, fazer anotações, entre outras coisas. Com essa ideia, também pode ter surgido o "iPad".
No filme, precisamente no ano de 2015, foram mostradas Videoconferências e televisões de plasma. em Hill Valley no ano de 2015, algo plano, pendurado na parede, poderia também ser uma TV e as pessoas podiam se comunicar por tecnologia, falando e se vendo por meio de uma tela.
Hoje em dia, como todos sabem, é usado a webcam do computador para esse tipo de conversação e alguns telefones 3G também já fazem isso. Se telas de plasma fazem parte da realidade de muitas famílias, independente das classes (já que produtos como esses podem ser parcelados em até sabe lá quantas vezes rsrsrsrs). Tudo isso seria uma simples Coincidência? Foi bruxaria? Macumba? Realmente existe uma máquina do tempo? 2015 está chegando, e eu aguardo ansiosamente pelos skates flutuantes usados pelo Mcfly, que até hoje não vi nenhum! (rsrsrsrs) Fica aqui uma bela lembrança e singela homenagem do blog Cinema 8, ao pequeno "grande homem", chamado Michael J. Fox.

            Foto:
O famoso skate usado por Michael J. Fox.





3 comentários:

  1. Oxe, doido!
    O cara tá velhinho, hein.
    O engraçado desses atores é que a gente guarda deles a imagem dos filmes antigos.
    Sempre me surpreendo com esses antes e depois.
    Blog massa, Nilsinho.
    Bjok's!

    Bella

    ResponderExcluir
  2. Pois é, na minha mente ele vai ser o eterno Marty Mcfly!

    ResponderExcluir